5 dicas para ter uma pele perfeita!

5 dicas para ter uma pele perfeita!

Que mulher não sonha em ter uma pele perfeita? Livre de manchas, hidratada, radiante e sem comedões (cravos) e acnes (espinhas). Apesar de parecer um sonho distante, pode ficar tranquila que é super possível ter uma pele perfeita e saudável, viu? Só precisa adotar alguns cuidados em seu dia a dia.

Sim, não é preciso recorrer a cremes caros e diversos tratamentos estéticos para ter uma pele perfeita, claro que eles ajudam e potencializam os resultados, mas antes você pode tentar conseguir isso de forma natural.

Um ponto que é fundamental e não podemos deixar de dizer é que, quanto antes você começar a cuidar da sua pele, menos cuidados de especialistas ela precisará no futuro. Assim, confira abaixo cinco dicas para ter uma pele perfeita!

1.    Fique atenta a sua alimentação

Nós somos o que nós comemos, você já deve ter ouvido essa frase, né?

Apesar de parecer clichê, ela é muito verdadeira. Isso ocorre, pois, nossa alimentação influencia de forma direta na aparência de nossa pele, portanto, atenção ao que está ingerindo.

Acnes (espinhas) e comedões (cravos), ou pequenas reações alérgicas, sempre apareceram na pele após o consumo de alimentos gordurosos ou com muito sódio. Infelizmente, isso acaba sendo ainda mais grave para quem já possui uma pele propensa a acne.

Não estamos falando que você deve parar totalmente de comer “besteiras”, mas sim que você diminuir o consumo, e incluir em sua alimentação alimentos saudáveis e ricos em nutrientes que trazem benefícios ao nosso corpo e pele.

Alimentos ricos em vitamina A são ótimos para reparar e tratar as células da pele danificadas de forma natural. Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina A são:

·        Cenoura

·        Espinafre

·        Manga

·        Mamão

·        Peixes

·        Ovo

2.    Beba muita água

Seguindo a linha da dica acima, a principal hidratação também é aquela que vem de dentro, portanto, beba muita água, no mínimo dois litros por dia, caso queira ter uma pele bonita e hidratada.

Também, a falta de água em nosso organismo pode causar inúmeras complicações, como a dificuldade para eliminar toxinas, que acaba gerando a retenção de líquido, e como uma das consequências, o inchaço corporal.

Além disso, sem água suficiente, nosso sistema digestivo não funciona direito, e então a pele fica ressecada.

Por isso a importância de consumir ao menos 2L de água por dia! E acredite, isso fará uma grande diferença no aspecto da sua pele.

Caso tenha dificuldade em lembrar de beber água, pode fazer o download de algum aplicativo que tem como objetivo acompanhar essa sua rotina, ou até mesmo criar um alarme para todos os dias em seu celular para não se esquecer desses momentos!

3.    Saiba qual é o tipo da sua pele: seca, mista ou oleosa

Saber qual é seu tipo de pele irá te ajudar no momento de escolher os produtos certos para os seus cuidados diários.

Saiba que, o uso errado de um produto, voltado para outro tipo de pele, pode prejudicar aparência da sua pele! Se você tiver pele oleosa e optar por algum produto ideal para pele seca, por exemplo,

Entenda como identificar os tipos de pele: 

·        Pele seca: possui tendência a ficar repuxada, toque mais áspera e, de modo geral, é mais sensível que os outros tipos de pele. Os produtos ideais para quem possui pele seca, são aqueles mais concentrados e hidratantes.

·        Pele mista: o tipo de pele mais comum entre as brasileiras, onde  a zona T ( testa, nariz e queixo) apresenta mais oleosidade e as laterais são secas ou normais. Este tipo de pele necessita de produtos que equilibram a produção de oleosidade e que ao mesmo tempo hidrate. Dê sempre preferência por produtos com textura em gel, que sejam leves, e nunca abra mão do uso de tônicos e adstringentes. Mas tenha cautela, o uso excessivo desses produtos pode aumentar ainda mais a produção de oleosidade.

·        Pele oleosa: apresenta maior quantidade de secreção sebácea, os poros são dilatados e possui uma aparência brilhante. Possui maior tendência a formação de acne (espinhas) e comedões (cravos). O recomendado é esfoliar o rosto no mínimo 2 vezes por semana e utilizar produtos que ajudam a controlar a oleosidade. Em casos mais graves, será necessário recorrer a tratamentos estéticos para restaurar o equilíbrio e diminuir a oleosidade da pele.

4.    Durma sempre com a pele bem limpa

Um erro que a maioria das mulheres comete é dormir de maquiagem, se deixando vencer pelo cansaço, consequentemente prejudicando muito a saúde e aparência da pele.

Lembrando que, essa limpeza não deve ser apenas antes de dormir. É essencial que ela faça parte da sua rotina diária, tanto na parte da manhã, quanto da noite. A importância de higienizar bem o rosto se deve ao fato de que é importante livrar nossos poros da poluição, sujeira, oleosidade, acúmulo de produtos, e assim permitir com que a pele “respire”.

Uma pele que não é limpa corretamente, pode vir a sofrer com inflamações, alergias e o aparecimento de acnes (espinhas) e comedões (cravos).

Para lavar seu rosto, sempre utilize um sabonete próprio para o seu tipo de pele, e ser for o caso, é recomendado o uso de um demaquilante antes, para retirar o “grosso” da maquiagem.

5.    Hidrate e proteja sua pele

Este é um dos passos mais importantes para quem deseja ter uma pele perfeita!  É necessário sempre hidratar e proteger a sua pele.

O uso de protetor solar é imprescindível, mesmo que fique em ambientes fechados, já que nossa pele sofre com a ação dos raios UVA e UVB emitidos por luzes e telas de eletrônicos. Além disso, o protetor solar irá prevenir e a proteger envelhecimento precoce, manchas e do câncer de pele causados pela radiação solar.

Com relação à hidratação, todos os tipos de pele precisam ser hidratados, até mesmo as oleosas!

A pele seca requer produtos mais concentrados e com forte poder de hidratação. Já a pele oleosa, necessita de produtos com uma textura mais leve ou em gel, sendo indicado usar produtos à base de ácido hialurônico, que ajuda no controle da oleosidade e mantém a hidratação necessária.

Entendeu né? É praticamente proibido sair de casa sem proteger sua pele desses temidos raios UVA e UVB!

Bom, esses são os cinco passos essenciais para quem deseja ter uma pele perfeita, como você viu, não tem mistério, é tudo muito fácil de aplicar no dia a dia.

São coisas básicas e que farão toda a diferença: beber muita água, usar filtro solar, manter uma alimentação saudável, limpar sempre sua pele, e usar produtos específicos para o seu tipo de pele.

Aproveite e tire um momento para ter sua rotina de beleza, vai fazer bem para você e sua pele! Pode optar por usar uma máscara facial também, pelo menos uma vez por semana, desde que seja adequada para seu tipo de pele! 

Tenha certeza que ao seguir essas dicas, você verá resultados incríveis em sua pele, que ficará cada dia mais bonita e saudável.

Este post tem um comentário

  1. Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂

Deixe um comentário