fbpx
Água micelar

Água micelar

Uma das mais recentes tendências em skin care que conquistou o coração das mulheres nos últimos anos, é com toda certeza a água micelar, um produto prático, e bastante democrático quanto aos tipos de pele que podem utilizá-lo.

Esse produto tão simples, mas que ao mesmo tempo promete fazer milagres quando o assunto é limpeza da pele, se tornou tão popular, que hoje em dia é possível encontra-lo em vários lugares e de diversas marcas, desde as mais baratas até as mais caras.

Além de saber que ela ajuda na limpeza e hidratação da pele, você realmente conhece todas as funções que a água micelar possui? E como de fato ela funciona? Caso a sua resposta seja não, continue acompanhando o texto abaixo:

O que é água micelar?

Como o próprio nome já sugere, a água micelar é uma solução de limpeza para a pele tão límpida e leve que se assemelha, e muito, com a água normal que ingerimos, mas apenas em aparência.

Esse produto de modo geral é sem enxágue, não oleoso, e conta com mais de uma função, ou seja, além de limpar a pele ele também é capaz de:

•          Purificar                     

•          Suavizar

•          Reequilibrar o PH da pele               

•          Demaquilar   

Entenda que purificar é sim quase a mesma coisa que “limpar” a pele, mas a água micelar faz isso de forma mais profunda, alcançando, até mesmo, as camadas mais profundas da nossa pele.

Quanto ao reequilíbrio do pH da pele, a água micelar pode ser muito benéfica após a exposição contínua da pele à poluição ou ao uso constante e frequente de maquiagem, que em longo prazo podem causar alterações e irritações.

Por fim, a ação de suavização do produto ajuda a deixar nosso rosto mais macio, hidratado e com a oleosidade natural da pele controlada.

O que são micelas?

O nome água “micelar” não é por acaso, é uma referência direta às micelas, principais componentes desta solução de limpeza facial, e as responsáveis pela sua ação.

Imagine o seguinte, as micelas são moléculas que funcionam como ímãs, que se grudam às impurezas do rosto, e, são capazes de retirar a maquiagem, limpar profundamente os poros e equilibrar a oleosidade da pele.

Essas moléculas grudam e tiram tudo o que está em seu caminho, sendo por isso, que após o lançamento da primeira água micelar, o produto já se tornou uma tendência, em decorrência dessa grande eficiência quando o assunto é limpeza.

Para se ter uma ideia de comparação, as micelas também estão presentes no detergente e em produtos de limpeza desengordurantes para a casa! No caso deste cosmético, estão aplicadas numa loção de limpeza facial leve e purificante.

Benefícios da água micelar

Além de ser uma poderosa solução de limpeza para a pele, mas com textura leve ao mesmo tempo, a água micelar possui alguns outros benefícios, como:

•          Capacidade de limpar a pele profundamente sem irritar.

•          Pode   ser usada por todos os tipos de pele (normal, mista, seca e oleosa).

•          Não     precisa enxaguar o rosto após o uso.

•          Torna mais prática a rotina de beleza, já que, limpar e hidratar a pele do rosto ao mesmo tempo.·.

•          Pode   ser usada sem medo em pele acneica, sem correr o risco de sofrer irritações.

•          Pode   facilmente substituir o demaquilante comum, já que consegue remover maquiagem à prova d’água.

Quando a água micelar pode ser utilizada?

Além de fazer parte da sua rotina de cuidados com a pele, seja diurna ou noturna, a água micelar também pode ser utilizada em outras ocasiões, como:

•          Ao longo do dia: para refrescar a pele e controlar a oleosidade.

•          Para    remover a maquiagem: limpar a pele para receber uma nova maquiagem ao longo do dia.

•          Antes da limpeza de pele: ajuda preparar a pele do rosto para receber os produtos de hidratação.

•          Após   a prática de exercícios: para controlar a oleosidade.        

•          No pós-piscina ou praia: para remover resíduos de protetor solar da pele e controlar a oleosidade.

Alguns erros que cometemos ao usar a água micelar

Mesmo parecendo um produto simples de usar, algumas pessoas ainda cometem alguns erros na hora de utilizar o produto. De modo geral, são ao menos três erros os mais frequentes que observamos as pessoas cometerem, sendo o primeiro, usar a água micelar após a aplicação de hidratante ou protetor solar no rosto, a não ser, é claro, que você queira remover esses produtos da sua pele.

O outro erro bastante comum é esfregar o algodão embebido com a solução com muita força no rosto, o que pode causar pequenas irritações.

Por último, percebemos que a maioria das pessoas não usa a água micelar no pescoço, colo e linha do cabelo, descuido que se comete também com as outras etapas do skin care, mas lembrem-se, essas áreas também precisam de cuidados.

Como usar a água micelar?

Como a palavra da vez da água micelar é praticidade, seu modo de usar é bastante simples, veja abaixo:

1.         Umedeça alguns discos de algodão com a água micelar.

2.         Passe o algodão úmido por todo seu rosto, incluindo boca e olhos.     

3.         Repita o processo “2” com outros discos umedecidos com a solução, até você notar que o algodão não apresenta mais nenhum sinal de      sujeira.

4.         Pronto, agora só deixar a água micelar secar naturalmente em seu rosto.

Ao substituir o demaquilante comum pela água micelar em sua rotina de cuidados com a pele, você verá que boa parte do processo de limpeza será “otimizada”, o que facilita a vida, né?

Além disso, apresentará um resultado muito melhor a longo prazo na aparência da sua pele, já que o produto ao mesmo tempo em que limpa, hidrata aos poucos.

E aí, entendeu direitinho? Com nossas dicas vai ficar muito mais fácil cuidar da sua pele, basta seguir tudo certinho!

Deixe uma resposta