Alimentos que fazem bem para a pele!
De modo geral, podemos dizer que os alimentos que você deve ingerir para conseguir uma pele radiante, são principalmente as verduras, legumes e frutas, porque estes são ricos em antioxidantes que protegem e evitam o envelhecimento precoce das células da pele.

Alimentos que fazem bem para a pele!

Você sabia que não adianta nada investir em cremes e dermocosméticos caríssimos visando uma pele ótima se você não cuidar da sua alimentação?

E não é difícil inserir esses alimentos na sua rotina, uma vez que há uma grande variedade de opções que farão com que você não enjoe com facilidade.

Assim, separamos alguns dos principais alimentos que fazem bem para a sua pele, como também algumas dicas específicas para os diferentes tipos de pele.

Alimentos para uma pele saudável e bonita

De modo geral, podemos dizer que os alimentos que você deve ingerir para conseguir uma pele radiante, são principalmente as verduras, legumes e frutas, porque estes são ricos em antioxidantes que protegem e evitam o envelhecimento precoce das células da pele.

Assim, os listamos alguns que são essenciais estarem presentes em sua rotina:

  • Frutas e vegetais ricos em betacaroteno: Cenoura ou mamão são a principal fonte de betacaroteno, que ajuda a combater os efeitos dos raios UVA e UVB, deixando a pele bonita e gerando o bronzeado.
  • Frutas cítricas: Laranja, kiwi e limão, são ricos em vitamina C, que possui participação importante na formação de colágeno, que torna a pele mais firme e saudável.
  • Frutas secas: Avelã e amêndoa, possuem uma quantidade significativa de vitamina E, que possui a função de reparar a pele
  • Peixes gordos: Sardinha e salmão, são ricos em ômega 3, que é um dos principais anti-inflamatório disponível na natureza.
  • Chá verde e frutas vermelhas: Mirtilos e amoras, são ricas em antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce da pele, especialmente do rosto.

Também, além de uma alimentação saudável, é fundamental dar uma atenção redobrada a sua hidratação, por isso, é indicado a 2 litros de água por dia.

Alimentos indicados para cada tipo de pele

Não possuímos um padrão de pele, há secas, oleosas, consideradas normais e mistas, onde assim como há cremes indicados para cada uma dessas você também pode direcionar a sua alimentação como forma de suprir uma necessidade específica da sua pele.

Veja abaixo alguns alimentos que são indicados para cada tipo de pele.

Pele com acne

Para quem possui uma pele acneica, dentre os alimentos recomendados está o salmão, atum, sardinha, e sementes como a chia, por exemplo, já que esses alimentos são ricos em ômega 3, que é uma substância com uma poderosa ação anti-inflamatória.

Você deve evitar alimentos que podem deixar sua pele ainda mais oleosa, como chocolate, laticínios, nozes, açúcares, fritura e industrializados.

Uma alimentação balanceada e mais saudável, rica em frutas, legumes e verduras, pode te ajudar a combater a acne e a oleosidade, enquanto uma dieta repleta de alimentos industrializados pode piorar esse quadro.

Pele seca

Para quem possui uma pele seca, alimentos bons para pele indicados neste caso são rabanete, tomate, melancia e melão porque esses exemplos possuem grande abundância de água em sua composição, que ajudará a hidratar sua pele.

Sementes de girassol, amêndoas, avelãs, amendoim e castanha-do-pará também são interessantes de serem incluídas na sua dieta, caso você tenha a pele seca, já que eles são ricos em vitamina E, que ajuda a manter uma aparência bonita da pele.

Deve possuir uma atenção redobrada a sua hidratação, já que esta começa de dentro, sendo essencial beber água ou chá em abundância ao longo do dia, sem açúcar, é claro.

Pele flácida

Para quem possui a pele flácida, é ótimo aderir ao consumo de laranja, kiwi, limão e frutas cítricas em geral, pois elas são ricas em Vitamina C, que auxilia na produção de colágeno, substância importante para manter a firmeza da nossa pele.

Chá verde, frutas vermelhas e outros alimentos ricos em antioxidantes, também são importantes de se ter em sua dieta para evitar a flacidez, pois combatem ao envelhecimento precoce da pele.

Não podemos esquecer do Zinco, ele é importante para a síntese do colágeno, juntamente com a Vitamina C, e também para outras coisas da nossa saúde. Para obtê-lo, você deve consumir alimentos como ostras, camarão, carne de vaca, frango, peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.

Alimentos que ajudam a limpar a pele

Quando se fala em manter a pele bonita, você também deve pensar em renovação, já que esse é um passo importante para revigorar a pele e mantê-la sempre jovem.

Há alguns alimentos bons que podem te ajudar neste processo, como:

  • Goji berry: Grande aliada da perda de peso, essa fruta tem alto poder antioxidante e anti-inflamatório, oferecendo hidratação e restauração da barreira cutânea da pele, repondo minerais e vitaminas.
  • Uva: Estimula o funcionamento do fígado, deixando a pele mais bonita, já que é rica em resveratrol, um antioxidante potente e natural, que combate os radicais livres.
  • Iogurte: Rico em probióticos, bactérias que regulam o intestino, auxilia no equilíbrio do organismo.
  • Abacate: Rico em óleos que trazem uma nutrição natural à pele. Essa ação é conquistada graças às vitaminas A, D e E, presentes em abundância na fruta.

Como você pode ver, alimentos bons para pele é o que não falta na natureza, basta você inserir aqueles que mais te agrada na sua dieta diária para conquistar uma pele bonita, firme e hidratada naturalmente, sem gastar rios de dinheiro em produtos que podem até piorar a sua situação se não bem receitados!

Agora, sem desculpas, hora de se cuidar! Você vai ver como isso te fará bem.

Deixe um comentário