Como acabar com a pele oleosa!

Como acabar com a pele oleosa!

Vivemos em um país com um clima relativamente quente, né? Isso faz com que, consequentemente, o tipo de pele mais comum nas brasileiras seja a mista a oleosa. E só quem tem esse tipo de pele sabe o drama que é controlar esse excesso de brilho.

Hoje existem vários produtos que prometem ser a solução para quem possui a pele oleosa, mas será que eles realmente funcionam?

Uma coisa é certa, é preciso se atentar ao tipo de sabonete que você usa, à composição da sua maquiagem e até no seu corte de cabelo, já que esses são alguns dos fatores que podem influenciar diretamente em como sua pele do rosto está.

Veja abaixo dicas para quem sofre com o excesso de oleosidade da pele e, consequentemente, quer ajudar a controlar isso para evitar o aparecimento de cravos e espinhas.

Cuidados na hora do banho

Parece bobeira, mas, uma das coisas na qual precisa se atentar é à temperatura da água durante o seu banho.

Evite água muito quente, já que ela remove a oleosidade natural da sua pele, o que incentiva seu corpo para produzir mais sebo para repor o que foi tirado, por isso prefira banhos em água morna ou fresca.

Uma dica muito importante também: nunca utilize o sabonete corporal no rosto!

Esses produtos tendem a serem mais ácidos e prejudicam a pele do rosto. Por isso, utilize sempre produtos específicos para o rosto, e que seja específico para o seu tipo de pele, caso contrário poderá ter efeito rebote.

O uso da maquiagem

O uso da maquiagem é muito comum entre as mulheres, ainda mais para aquelas que possuem a pele oleosa e acnes, já que estão sempre tentando esconder o brilho excessivo da pele e a vemelhidão de alguma forma.

E isso não é errado não, desde que você limpe corretamente sua pele, com produtos específicos para isso. E, muito importante, de tempos em tempos lave seus pincéis, esponjas e afins, elas absorvem as impurezas da pele, além do acúmulo de produtos, e isso não fará bem à sua pele!

Uma dica, hoje no mercado há produtos que são desenvolvidos exclusivamente para pessoas com pele oleosa, as vezes nomeadas até como “oil free”.

Além disso, prefira por maquiagens com efeito mate, elas dão um aspecto de pele sequinha!

Lencinhos controladores de oleosidade

Esses lencinhos até aliviam um pouco da sensação pegajosa da pele, mas não resolvem o problema como um todo, uma vez que a ação dele é restrita apenas ao alívio do desconforto.

Por isso, opte por usar um pouco de loção adstringente com plaquinhas de algodão, já que eles são úteis quando não se é possível lavar o rosto.

Cuidado com a poluição

Tá aí outro fator que facilita a inflamação da pele, ainda mais que ficamos expostas à ela algumas vezes ao dia e não temos como evitar.

Essa exposição pode causar problemas como a acne, por isso é tão importante à limpeza da pele após um longo dia, já que o óleo em excesso da pele, junto com as impurezas presentes no ar, só pioram o quadro de uma pele oleosa.

A franja no rosto

Sim, um corte de cabelo com franja também é um fator agravante, já que a oleosidade dos cabelos acaba se prendendo à testa e ao restante do rosto. Também, o cabelo abafa a pele, o que dificulta a respiração da mesma.

Por isso, evite cortes que deixam o cabelo em contato com o rosto, como a franja, por exemplo. A pele oleosa precisa respirar!

O protetor solar é indispensável

Você nunca deve abrir mão do protetor solar, mas precisa ser um específico para pele oleosa, livre de óleos e com FPS 30 no mínimo.

Em geral, protetores solares para pessoas com a pele oleosa, são em forma de gel, creme ou fluido, diferentes dos convencionais que possuem uma consistência bem hidratante e pegajosa.

Esses produtos são pensados para formar uma barreira contra os raios ultravioletas, e também para tratar a oleosidade da pele, evitando que esse problema aumente.

O chocolate é apenas um mito

Ufa! Dá até um alívio, né?

Não há nenhum estudo científico que comprove que o chocolate favorece a oleosidade facial!

Mas, o que se encontra na verdade, é que o verdadeiro vilão é a quantidade de gordura presente na composição desse doce, isso sim pode influenciar no problema.

Neste caso, o que você pode e deve fazer é observar seu metabolismo e ver se o consumo de chocolate causa alguma mudança em sua pele.

O efeito do ar-condicionado

Quem não ama um ar-condicionado, não é mesmo? O problema é que esse aparelho, ao resfriar o ar, acaba ressecando o ambiente e, consequentemente, favorece a desidratação da pele.

E assim, como acontece com a água quente, há o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, como uma reação do organismo para reduzir a perda desta água. Assim, hidrate-se bastante, que o efeito do aparelho será menos nocivo.

Cuidados antes de dormir

Bom, é importante lembrar que, devemos cuidar da pele pela manhã e também à noite, todo dia tire um tempinho para si!

Então vamos lá… À noite, após toda a sua rotina de limpeza, com o auxílio de uma espuma facial e loção adstringente, o recomendado é que você aplique uma loção ou um gel que reduza a oleosidade da sua pele.

Pela manhã, não se esqueça de retirar tais produtos, lavando bem o rosto. E, ao longo do dia, não se esqueça do protetor solar próprio para peles oleosas.

Uma dica que eu dou também é: pelo menos duas vezes na semana, inclua em sua rotina alguns cuidados pessoais como esfoliação, máscara de argila, assim você tira as células mortas e fica com a pele lisinha e cuidada. Esse ritual, não só para pele oleosa, como também para as normais ou mistas, é ótimo!

Mas ah, se você tem acnes inflamadas, tome cuidado, melhor não abusar do esfoliante, utilize os de baixa abrasão ou espere a pele melhorar!

Se seguir essas dicas, você verá que é possível sim controlar a oleosidade da pele, mantê-la hidratada e com um viço natural. Pode confiar!

Deixe um comentário