Cuidados com os cabelos: 10 dicas para mantê-los sempre saudáveis!

Cuidados com os cabelos: 10 dicas para mantê-los sempre saudáveis!

Grande parte das mulheres adoram cuidar de seus cabelos, afinal eles emolduram nosso rosto. E, até mesmo aquelas que não julgam isso importante, perdem alguns minutos do seu dia exclusivamente para cuidar das madeixas de forma exclusiva.

Mas, você sabia que existem algumas dicas que, se inseridas na rua rotina de cuidados, podem tornar esse processo de cuidar dos cabelos ainda mais fácil? Além de ajudar a manter o cabelo com um aspecto mais saudável e bonito.

Por isso, separamos 10 dicas para você aprender a cuidar de seus cabelos em casa, assim mantendo-os sempre saudáveis e brilhosos.

1.            Cuidados na hora de lavar

Um dos momentos que você mais deve se atentar para cuidar de seus cabelos, é no momento da lavagem, em que, a dica mais básica é sempre usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo.

Hoje existem linhas completas de produtos capilares exclusivas para cabelos lisos, crespos, secos, tingidos, oleosos, alisados, entre outros.

O recomendável é não lavar o cabelo com muita frequência, como todos os dias, por exemplo. Intercale ao menos um dia sim e outro não, afinal a oleosidade natural dos fios também é importante.

Outra dica importante é, não lave o cabelo com a água quente, uma vez que dependendo da temperatura você pode praticamente escaldar os fios.

É importante que você se certifique de sempre remover todo o xampu e condicionador no momento do enxágue e, de preferência, sempre com água fria, já que ela ajuda a fechar as cutículas dos fios e evita aquele aspecto desagradável de cabelos opacos, descamado e arrepiado.

  1. Seque o cabelo com delicadeza

Após a lavagem, e quando for dar início a secagem do cabelo, esqueça o velho hábito de esfregar a toalha nos fios. Isso, além de quebrar o cabelo, também cria estática, deixando o cabelo arrepiado quando seco.

Assim, o recomendado é apenas colocar a toalha nos cabelos, para que ela sugue a umidade.  E, também evite torcer o cabelo no momento de enrolar a toalha na cabeça, viu?  

Para você que gosta de secar o cabelo com secador, utilize sempre um protetor térmico para proteger os fios dos danos causados pelo calor do secador e da chapinha.

Quanto ao uso do secador, evite deixá-lo muito próximo à raiz, mantendo-o sempre a uma distância de 15 cm da sua cabeça.

Já em relação ao uso da chapinha, tente usa-la apenas quando for extremamente necessário e procure não deixá-la em contato por muito tempo com o cabelo.

3.            Cortar ajuda a manter os fios fortes e saudáveis

Sim! Não é um mito que, cortar o cabelo com frequência, ajuda a mantê-lo mais forte e saudável, além dessa prática evitar o aparecimento das pontas duplas.

O recomendado é que você corte seu cabelo no mínimo a cada três meses, e claro, escolha sempre um corte que valorize seu rosto.

4.            A hidratação é fundamental

Estamos aqui para te alertar que, apenas lavar seu cabelo com shampoo e condicionador, trazem poucos ou quase nulos resultados quando o assunto é hidratação.

Por isso, é necessário fazer hidratações profundas no mínimo a cada 15 dias, com produtos voltados para essa função, para assim garantir a saúde e o brilho dos fios.

Você pode optar por uma hidratação de salão ou fazer em casa, já que hoje o mercado de máscaras capilares conta com uma grande variedade de produtos excelentes, e muitos com preços que cabem em qualquer bolso. O importante é você fazer uma hidratação!

5.            Proteja os fios do sol

Os cabelos também precisam ser protegidos dos raios solares, sabia? Já que, quando ficam expostos ao sol, ficam secos e quebradiços.

Devido à essa exposição, é importante sempre protegê-los com um chapéu quando você for ficar muito tempo sob o sol, como na praia, por exemplo.

Além dos fios, outro que sofre com ação do sol é o couro cabeludo, e com isso algumas caspas podem aparecer, deixando o cabelo com aspecto oleoso.

Para evitar essa situação, utilize sempre um protetor solar específico para cabelos.

6.            Cuidado ao pentear

Pentear o cabelo deve ser um ato com paciência e cuidado, para evitar quebrá-los durante esse processo.

No momento de pentear, prefira sempre um pente com dentes largos e evite o uso da escova de plástico, vá penteando com cuidado para não quebrar os fios, sempre começando pelas pontas, e assim, ir desembaraçando aos poucos os fios por completo.

7.            Elimine o frizz

O Frizz é o terror da maioria das mulheres!

Para que seu cabelo não sofra com este problema, recomendamos o uso de um desfrisante ou óleo reparador de pontos após a secagem. Fará maravilhas aos seus fios!

8.            Sua alimentação também influencia

Nós somos o que comemos, pode parecer clichê, mas é verdade!

Os alimentos que ajudam a deixar os cabelos fortes e saudáveis são aqueles ricos em vitamina B12, biotina, ferro, cobre, zinco, minerais e proteínas.

Nossa alimentação influencia diretamente na beleza dos cabelos e também da pele!

9.            Hidrate-se

A principal hidratação é aquela que vem de dentro, por isso é essencial sempre beber ao menos dois litros de água por dia, para manter sua pele e cabelo sempre bem hidratados naturalmente.

10.        Evite molhar o cabelo na piscina

A água da piscina, em geral, possui grandes quantidades de cloro e outros tipos de substâncias que são extremamente nocivas ao cabelo, que causam ressecamento e enfraquecem os fios.

Por isso, quando for à piscina evite molhá-lo. E, se molhar, lave e hidrate imediatamente para que os fios não sejam danificados pelo cloro.

Com essas dicas é possível perceber que cuidar dos cabelos não é uma tarefa tão difícil quanto parece, né? Basta apenas separar alguns minutos do seu dia para mantê-los ainda mais bonitos e saudáveis!



Deixe um comentário