Como Hidratar os Lábios

Como Hidratar os Lábios

É difícil não encontrar ao menos uma mulher que não reclame de lábios ressecados, independente da época do ano.

Isso acontece, pois, muitas vezes não damos a devida atenção aos nossos lábios. E, mesmo assim, expomos eles a uma série de fatores que contribuem para o ressecamento, como o uso de batom frequente, sol, poluição e afins.

E não é só o ressecamento que é motivo de reclamações, rachados e pequenas peles soltas também podem gerar muito desconforto, mas, todos esses problemas poderiam ser resolvidos com alguns cuidados básicos em seus lábios.

Veja abaixo algumas dicas de hidratação fácil para os lábios. Com elas você não sofrerá mais como esse problema, e ficará radiante.

Por que os lábios ressecam?

Muitas pessoas acham que os lábios ressecam apenas nas épocas frias do ano, como o inverno, mas isso é apenas um dos fatores que pode levar ao ressecamento dos lábios.

Fatores como o vento, frio, raios solares, saliva, uso de ácidos na pele, ar-condicionado e poluição também pode ressecar os lábios, sem contar o uso de certos medicamentos que também causam esse efeito colateral.

Também, como a principal hidratação é aquela que vem de dentro, ingerir pouca água, por exemplo, também pode deixar os lábios ressecados.

É preciso entender que essa é uma região que, por si só, já resseca bastante, e uma das razões principais é porque a produção de sebo natural dos nos lábios é pequena. Além disso, há um contato direto com a saliva, que possui pH mais ácido, contribuindo para o ressecamento da boca.

E, como o processo de digestão começa na boca, as enzimas digestivas também danificam a camada superficial dos lábios. Pois é!

Por isso é tão importante o uso frequente de lip balms ou protetores labiais, eles ajudam a dar uma proteção extra!

Proteger os lábios dos raios solares também é tão importante quanto o resto do corpo, já que essa área fica totalmente exposta e desprotegida, causando além de ressecamento,  possíveis queimaduras.

Saiba que existem protetores solares específicos para a região dos lábios, e é importante investir em batons que possuem proteção UVA e UVB também!

Dicas para hidratar os lábios

Agora que você já entendeu os fatores levam ao ressecamento dos lábios, é preciso saber que há algumas dicas simples e fáceis de seguir para mantê-los sempre hidratados e com uma boa aparência. Veja abaixo:

  • Faça uma esfoliação nos lábios para remover as células mortas, é, possível investir em esfoliantes específicos para essa região, que possuem grânulos menores e menos abrasivos, ou apostar em receitas caseiras a base de produtos naturais, como mel e açúcar.  
  • A esfoliação deve ser feita pelo menos uma vez por semana e de forma bem suave, para não machucar os lábios.
  • Utilize sempre produtos à base de vitamina E, pantenol, manteiga de karité e manteiga de cacau, já que são altamente hidratantes e ajudam restaurar e reparar os lábios.
  • Evite ao máximo ficar lambendo os lábios, já que a saliva possui um pH ácido e contribui para o ressecamento da região.
  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia, assim você também ajudará na hidratação do organismo. Saiba que a desidratação é uma das principais causas de ressecamento dos lábios.
  • Nunca arranque as pelinhas dos lábios ou morda o local, mesmo se já estiver ressecado, já que, com esses hábitos, você machucará ainda mais a região e causará irritação e possível sangramento.
  • Se você tiver algum tipo de alergia, evite alimentos que possam gerar algum tipo de inflamação no seu corpo, como condimentados, gorduras e frituras.
  • Torne o uso de lip balms um hábito frequente, mantendo sempre um na bolsa a sua disposição. Hoje no mercado é possível encontrar diversas opções, com fatores de proteção diferentes, e sabores para todos os gostos.

Rugas ao redor dos lábios

Além do ressecamento dos lábios, outro fator nessa região que incomoda bastante as mulheres são as rugas e linhas de expressão que surgem ao redor dos lábios, que são um sinal de envelhecimento da pele, apenas um processo natural.

Diferente do ressecamento, que você pode combater com uma rotina de hidratação, as rugas e linhas finas podem ser retardadas utilizando sempre protetor solar e produtos anti-idade, desde cedo.

Essa região sofre muita influência da ação muscular e da contração, que podem causar a formação de marcas radiais, também conhecidas como código de barras. Esses sinais podem surgir devido a fatores intrínseco, cronológico como o envelhecimento, e extrínseco, fatores ambientais, como a radiação solar.

Por isso, para prevenir o aparecimento de rugas periorais precoces, abuse do uso do filtro solar, e evite vícios como fumar.

O uso de produtos à base de antioxidantes, ácido retinoico e ácido hialurônico também podem ajudar no tratamento e prevenção das linhas de expressão.

A aplicação de Botox, toxina botulínica, e do preenchimento com ácido hialurônico, são outras opções que ajudam a melhorar a aparência da pele nessa região, além de estimularem uma melhor produção de colágeno, atuando para minimizar o aspecto das rugas.

Como você pode ver, o cuidado com os lábios e com a pele em volta deles, é importante e necessita da adoção de uma rotina de cuidados frequentes, além do uso de produtos voltados exclusivamente para essa região, para assim você conseguir resultados positivos a longo prazo.

 

Mas é super simples, fala a verdade! Tire um tempinho para você, faça desses cuidados um ritual para se cuidar sempre, vai ver como é bom e como fará diferença. J

 

Deixe um comentário