Cronograma capilar: O que é e como fazer?

Cronograma capilar: O que é e como fazer?

Cabelo é muito importante para algumas mulheres e outras já deixam os fios de lado, não se importam tanto em cuidar deles. Vamos mudar essa situação depois desse artigo, hein!

O cronograma capilar é basicamente uma agenda de cuidados capilares, que visa oferecer nutrição, hidratação e reconstrução para fios que estejam comprometidos, sejam pelo uso de química ou apenas pela falta de cuidados.

Como viu acima, ele se divide em três tipos de cuidados, e a frequência que você irá aplicá-los em seus cabelos, dependerá única e exclusivamente das necessidades dos seus fios. As vezes eles precisam de mais hidratação, outras de mais nutrição, mas explicaremos como identificar isso. Fique tranquila!

Não só é importante, como também é preciso sempre ficar de olho em como está a saúde da fibra capilar. Isso para todos os tipos de cabelo, viu?

E, para você que não sabe muito bem do que se trata, e deseja aprender como fazer, separamos algumas dicas importantes que podem te ajudar nesse processo.

O que é o cronograma capilar?

Como já explicamos, se trata de uma agenda de cuidados com seus cabelos, em que cada semana são aplicados tratamentos diferentes, que se dividem em três tipos:

·        Hidratação

·        Nutrição

·        Reconstrução

Cada uma dessas etapas do cronograma oferece uma solução para o cabelo danificado, mas a forma como você irá intercalar esses tratamentos dependendo da necessidade ou situação do seu cabelo. Mas, de modo geral, intercalar esses tratamentos, dentro de um período básico de quatro semanas, já é possível suprir todas as necessidades dos fios e restaurar por completo a saúde capilar.

As etapas do cronograma capilar

O cronograma capilar é dividido em três etapas, hidratação, nutrição e reconstrução e para você entender mais sobre o que cada etapa cuida em seu cabelo, explicamos mais abaixo:

1.          Hidratação

A hidratação é com toda certeza é o tratamento capilar mais conhecidos, sendo responsável por repor a água e os nutrientes que são perdidos naturalmente todos os dias pelos fios.

Assim, a manter uma rotina de hidratação ajuda a manter fios livres do ressecamento, garantindo cabelos mais brilhosos e saudáveis.

Alguns dos principais ativos que você deve procurar nas máscaras de hidratação são:

·        D-Pantenol

·        Manteiga de Oliva

·        Óleo de Coco Extra Virgem

·        Babosa

2.          Nutrição

A nutrição é especialmente indicada para ressecados, seja pela ação da química, uso de secado e chapinha, poluição ou falta de cuidado dos fios.          

É durante a nutrição, que ocorre uma reposição dos lipídios aos cabelos, que são basicamente, uma gordura natural produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, cuja função é gerar uma camada protetora nos fios, deixando-os mais brilhantes, macios, flexíveis e com as cutículas alinhadas.

Por isso, que a nutrição é a etapa perfeita do cronograma capilar para garantir que os fios fiquem hidratados, protegidos e mais bonitos.

Mas, a nutrição r pode ser feita de três formas diferentes:

1.      Máscaras para nutrição: Através de cremes capilares que você acha nos mercados e drogarias, a base de óleos e manteigas vegetais que irão repor a oleosidade natural dos fios durante o banho, que em geral possuem uma ação rápida de dois a cinco minutos.

2.      Umectação com óleo vegetal: Um tratamento em que você deve praticamente besuntar seus cabelos com óleos vegetais antes da lavagem. Neste processo, deixe o óleo ou a manteiga agir por 30 minutos e, em seguida, lave seu cabelo normalmente.

3.      Umectação noturna: Este tratamento indicado apenas para cabelos muito ressecados. E deve ser feito com óleos vegetais, e aplicados diretamente no cabelo ainda sujos, e deixar agir durante a noite toda, lavando apenas no dia seguinte.

Os principais ativos das máscaras de nutrição que você deve procurar são:

·        Óleo de Rícino

·        Óleo de Coco

·        Óleo de Argan

·        Óleo de Manga

·        Óleo de Girassol

·        Óleo de Abacate

·        Proteína do ovo

·        Azeite de Oliva

3.          Reconstrução

A reconstrução é indicada para cabelos quebradiços, finos e porosos, principalmente aqueles que estão muito danificados após procedimentos químicos, muitas vezes com pontas duplas.

A etapa da reconstrução capilar age realizando uma reposição das proteínas dos fios, especialmente a queratina.

Sendo a etapa mais forte do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita frequência apenas se seu cabelo realmente precisar, apenas fios extremamente elásticos e danificados são os que precisam recuperar a massa capilar, caso contrário você pode criar um efeito rebote e deixar seu cabelo mais quebradiço ainda.

Por isso, caso seu cabelo não esteja muito carente de uma reconstrução, o ideal é fazer uma a cada 15 dias.

Os principais ativos que você deve procurar em máscaras de reconstrução são:

·             Colágeno

·             Creatina

·             Arginina

·             Cisteína

Como saber do que meu cabelo precisa

Para saber exatamente do que seu cabelo precisa, e aí sim montar seu cronograma capilar, você precisa fazer um teste de porosidade dos fios, para assim determinar qual será o tratamento chave do seu cronograma.

Para fazer um teste de porosidade, em um copo transparente com água, coloque um fio de cabelo seu. Agora, basta analisar o resultado:

·        Se seu fio boiar: Necessidade de hidratação.

·        Se seu o fio ficar bem no meio da água: Necessidade de nutrição.

·        Se seu o fio afundar: necessidade de reconstrução.

Montando seu cronograma capilar

Agora que você já sabe do que seu cabelo precisa com a ajuda de um teste de porosidade, basta montar o seu cronograma capilar. Separamos um modelo base para você já ir começando a montar o seu e intercalando seus cuidados.

Cabelos que precisam de Hidratação
1º semana Hidratação Nutrição Hidratação
2º semana Nutrição Hidratação Reconstrução
3º semana Hidratação Nutrição Hidratação
4º semana Nutrição Hidratação Reconstrução
Cabelos que precisam de Nutrição
1º semana Nutrição Reconstrução Hidratação
2º semana Hidratação Nutrição Hidratação
3º semana Nutrição Hidratação Nutrição
4º semana Hidratação Reconstrução Hidratação
Cabelos que precisam de Reconstrução
1º semanaReconstrução Hidratação Nutrição
2º semana Hidratação Nutrição Hidratação
3º semanaReconstrução Hidratação Nutrição
4º semana Hidratação Reconstrução Hidratação

Esperamos que com essas dicas, você consiga montar e seguir seu cronograma capilar. Assim irá recuperar seus cabelos para deixá-los ainda mais bonitos e saudáveis.

Deixe um comentário