Cuidados com a Pele

Cuidados com a Pele

Após os 40 anos é normal que nossa pele passe por algumas transformações, como a perda de viço, além do início da flacidez e da formação de rugas, que se inicia pois há uma degradação e envelhecimento das fibras de colágeno.

Mas, não se preocupe, é possível permanecer saudável e jovial mesmo com a chegada dessa fase em nossa vida, e não é difícil! Adote uma rotina de cuidados que seja voltada para a pele madura, ou seja, além de coisas normais do dia a dia, como a limpeza e do uso do filtro solar, é importante também aderir ao uso de produtos antirrugas, ativos rejuvenescedores e dar mais atenção a outras regiões do corpo que envelhecem mais rapidamente, como o pescoço e as mãos.

Por isso, pensando em te ajudar nesse processo, separamos uma lista de cuidados e produtos para você passar a incluir no seu dia a dia.

A limpeza da pele deve ser diária

O rosto é uma das partes do corpo que mais acumula resíduos e impurezas ao longo do dia, e se estes não forem removidos adequadamente, podem acabar deixando a pele mais fragilizada e até mesmo aumentar a ação dos radicais livres, que são as moléculas instáveis que causam o envelhecimento do nosso corpo.

Assim, o ideal é que se faça uma limpeza diária, sempre removendo toda a maquiagem com a ajuda de uma solução micelar e depois lavar o rosto com um sabonete ou gel de limpeza indicado para pele madura e para o seu tipo de pele.

Faça uso de produtos antioxidantes

Como você já viu acima, os radicais livres são moléculas instáveis que estão presentes em nosso organismo e, que além de causarem o envelhecimento do corpo, também podem causar uma série de danos à pele, como os sinais do envelhecimento, rugas, flacidez, e as linhas de expressão.

Para evitar a ação deles, é importante proteger a pele madura com o uso de antioxidantes, e o mais conhecido e usado pela indústria de farmacosméticos é a vitamina C e vitamina E.

Aposte em produtos para pele madura que contenham essas duas vitaminas, já que esses são ingredientes que ajudam na reposição de colágeno, devolve a luminosidade da pele, ajudam a potencializar a hidratação e combatem o foto envelhecimento causado pelos raios UV e UVB.

Hidrate não só apenas o rosto, como o corpo todo

Quando falamos em hidratação da pele madura, não estamos apenas falando do rosto, mas sim do corpo todo, já que a partir dessa idade passa a ocorrer uma perda gradativa, e cada vez mais constante, da hidratação natural cutânea.

Por isso, é preciso hidratar o rosto e o corpo todos os dias, com um creme ou óleo, para ajudar a nutrir as células e amenizar o desgaste causado pela idade, como a flacidez e o ressecamento.

Após os 40, aposte no uso de dermocosméticos com ativos, como o ácido hialurônico, vitamina B5 e que contenham manteiga de karité em sua composição.

Tenha cuidados especiais com o pescoço e mãos

 

Dizem que os primeiros sinais do envelhecimento surgem nestas duas regiões, a pele das mãos e do pescoço tendem a envelhecer mais rapidamente que a pele do rosto, já que muitas vezes não damos a devida atenção e hidratação a elas.  

Assim, por serem áreas negligenciadas de cuidados, com o avançar da idade, os sinais de envelhecimento acabam ficando mais evidentes nestes dois locais.

Por isso,  apostar no uso de hidratantes específicos para cada um desses, escolhendo sempre produtos com ácido retinóico, ativos antioxidantes, ácido hialurônico e vitamina C ou E.

Importante saber que, não se pode deixar de dar atenção à essas regiões na hora de passar o filtro solar também, hein? Elas precisam de atenção redobrada contra a ação dos raios solares.

O filtro solar é seu melhor aliado

Os raios solares são um dos principais agentes que causam o favorecimento da ação dos radicais livres, assim, se esquecer de aplicar o filtro solar por um dia já é um erro, quando você simplesmente abre mão dele, sua pele madura se torna mais vulnerável a ação da radiação.

A pele do rosto, por ser a mais exposta, é a que mais sofre com os raios solares, se tornando mais propícia aos sinais do envelhecimento, manchas, rugas, flacidez e até mesmo o câncer de pele.

Por isso, independentemente se está sol ou nublado, não abra mão do aplicar filtro solar pela manhã e nem de reaplicá-lo ao longo do dia. Lembre-se, o sol de hoje, são as rugas de amanhã!

Essas são algumas dicas que você deve seguir sem exceção, podendo adicionar outros passos à sua rotina de cuidados diários para complementar o que te ensinamos neste artigo.

Com essa atenção a sua pele, você verá que a idade não será um problema! Com esses cuidados, é possível mantê-la hidratada, viçosa e jovem por muito mais tempo.

Inclusive, temos outros conteúdos com dicas essenciais para seus cuidados diários! Não deixe de conferir!

Deixe um comentário