Cuidados com a pele no verão.
Nossa pele exige cuidados frequentes o ano todo, mas é no verão que devemos nos atentar a certos detalhes.

Cuidados com a pele no verão.

Nossa pele exige cuidados frequentes o ano todo, mas é no verão que devemos nos atentar a certos detalhes.

Com a incisão dos raios solares mais fortes e de maior duração por conta do horário de verão, além do cloro da piscina e o sal do mar, pois não tem jeito melhor de se refrescar do que passar o dia nesses lugares, é nesta estação que devemos aderir alguns passos a mais na nossa rotina de cuidados com a pele.

Mas não se preocupe, queremos te ajudar e separamos alguns cuidados com a pele no verão que você deve ter para mantê-la bonita o ano todo.

Escolha produtos que retenham a água

No verão, com o aumento da temperatura, é normal que passemos a suar mais, mas em consequência disso, também perdemos mais líquidos.

Por este motivo que nesta estação você deve dar preferência por produtos que retenham água, como hidratantes que contenham em sua composição ureia, vitamina E, aveia, óleo de amêndoas, Aquaporina, Ácido Hialurônico, Aloe Vera e Pantenol, que impedem a desidratação da sua pele.

A principal hidratação vem de dentro

Seguindo a dica de cima, que você deve dificultar a saída da água da sua pele, ressaltamos aqui a importância do consumo de no mínimo dois litros de água por dia.

Saiba que a principal hidratação vem de dentro, onde não adianta você usar os cremes mais caros e específicos para o verão se você não consumir a quantidade ideal de água para manter o corpo hidratado.

Faça uma hidratação pós banho

 

Para ajudar na reposição da água perdida na transpiração, use um hidratante potente após o banho, com o corpo ainda molhado, realizando movimentos circulares para espalhá-lo pelo seu corpo.

Use produtos específicos para o seu tipo de pele

Você já deve ter notado que a hidratação tópica com o uso de cosméticos faz parte de um processo importante dos cuidados com a pele no verão, mas ainda é preciso escolher esses produtos de acordo com o seu tipo de pele.

Neste sentido, as peles secas pedem hidratantes na forma de creme, e as oleosas e mistas, com gel ou loção, já nas normais podem ser usados produtos com qualquer consistência.

O seu rosto é um dos mais afetados

Durante o verão, o seu rosto é uma das partes do seu corpo que mais sofre, por esse motivo você deve dedicar a ele alguns cuidados mais específicos e detalhados.

Como por exemplo, um filtro solar voltado para essa região, que além de uma proteção maior, são menos oleosos, evitando o aparecimento de comedões (cravos) e acnes.  

Também, durante a estação, lave sempre o seu rosto com sabonetes oil free ou que possuam toque seco.

Outros regiões do corpo bastante afetadas

Seus cuidados com a pele no verão também devem atender à outras regiões do corpo, que são bastante afetadas pelos fortes raios solares da estação, como o colo, pescoço e mãos.

Essas áreas, assim como o rosto, ficam diretamente expostas aos raios solares, o que sem um cuidado mais atencioso pode gerar rugas e manchas.

Por esse motivo, como forma de proteger essas regiões, use protetor solar e hidrate. No colo e pescoço você pode ainda usar o mesmo protetor que do rosto. Já nas mãos, use produtos específicos para essa região.

Lembre-se das partes mais secas do seu corpo

Assim como no inverno, cotovelos, joelhos, e os calcanhares tendem a ficar mais secos, no verão essa condição contínua.

Para evitar aquela aparência de pele “craquelada”, o indicado é usar cremes à base de ureia, lactato de amônia, silicone e vitamina E.  

O óleo corporal continua um aliado

Sim, mesmo no verão, o óleo corporal auxilia nos cuidados com a pele, já que este tipo de cosmético forma uma espécie de película protetora sobre a da pele, evitando a desidratação.

Para evitar que a pele fique com aquele aspecto “engordurado”, basta você aplicar apenas algumas gotinhas nas mãos, e passar o óleo no corpo ainda molhado, após o banho de preferência.

Solução após aquela exagerada no sol

É normal que durante o verão esperemos pegar aquele bronze, mas as vezes podemos exagerar e ficar com consequências sérias, como a pele bem vermelha e com ardência.

Como parte dos cuidados com a pele no verão, neste caso, o recomendado é limpar a pele com água fria com cuidado, sem esfregar de forma alguma, e passar um hidratante para aliviar a dor, o que consequentemente reduzirá a “vermelhidão” e impedir descascamento da pele.

Os cremes mais indicados neste caso são os a base de aloe vera e pantenol, evite os que levam álcool em sua composição, já que eles tendem a desidratar ainda mais a pele.

Uma solução caseira para esse problema é, preparar um chá de camomila bem gelado, e aplicá-lo na pele na forma de compressas.  

Tome sol com consciência

Como forma de evitar a consequência que citamos acima, no momento que for tomar sol para pegar aquele bronzeado, você deve ter consciência e cuidado.

O bronze é passageiro, mas as consequências de uma exposição prolongada e sem cuidados ao sol são para a vida toda, como rugas e manchas as vezes seríssimas.

Em alguns casos é possível ter até uma queimadura de segundo grau, causando formação de bolhas.

Deu para entender que é muito importante se cuidar no verão né?

Se seguir nossas dicas você poderá aproveitar essa estação de forma saudável e sem ter que arcar com as consequências chatas após a curtição exagerada.

Deixe um comentário