DRENAGEM LINFÁTICA EM PÓS-OPERATÓRIO?

DRENAGEM LINFÁTICA EM PÓS-OPERATÓRIO?

A drenagem linfática é uma técnica que traz uma série de benefícios ao nosso corpo, sendo praticamente uma terapia que auxilia e facilita a circulação da linfa, eliminando a retenção de líquidos, e junto com esta micro organismos e substâncias tóxicas que são necessárias ao nosso corpo.

Com certeza já sabe que, para se ter uma recuperação calma e rápida, é preciso seguir à risca os cuidados do seu médico cirurgião, assim como aplicar algumas mudanças de hábitos na sua vida, né?

Repouso, uma alimentação mais saudável, consumo de água e uso dos remédios recomendados são apenas algumas das coisas que você deve se atentar. Agora, você sabe quais os benefícios da drenagem linfática no pós-operatório?  Não?

Por este motivo, separamos abaixo alguns dos benefícios que a drenagem linfática pós-operatório pode trazer ao seu corpo, ajudando na recuperação e a ter resultados da cirurgia ainda mais satisfatórios.

Qual a finalidade da Drenagem Linfática?

De forma resumida, a principal finalidade da drenagem linfática é combater a retenção de líquidos, através de uma massagem que auxilia a estimular a linfa, eliminando junto com a água em excesso do seu corpo as toxinas. No final do procedimento, esse líquido é eliminado pela urina.

A drenagem linfática pode ser feita pelo profissional usando apenas as mãos ou aparelhos específicos para esta função.

O procedimento é indicado principalmente para quem possui problemas com inchaço, linfedema e celulite, e, para quem passa por determinados cirurgias, como a plástica.

No momento pós-cirúrgico, como é uma lesão ao corpo, como a destruição de vasos, pode se ter um dispersamento de líquidos das células para a camada inferior da pele, sendo os hematomas, edemas, e em casos mais graves a diminuição da sensibilidade.

Neste caso ela pode ser iniciada três dias após a cirurgia, e o número de sessões recomendadas é de no mínimo 10 sessões.

Mas, de qualquer forma, a recomendação do momento certo e quantidade de sessões para este procedimento após uma cirurgia, deve ser feita pelo cirurgião plástico.

A importância da Drenagem Linfática no Pós-operatório 

Mesmo sendo bastante popular, a maioria das pessoas, e até mesmo clínicas de estética, não sabem da importância desse procedimento.

A cirurgia plástica é um ato invasivo e delicado, que traz grande estresse ao nosso corpo, e por isso que se é exigido um pré e pós-operatório delicado e consciente.

Em consequência disso, a escolha do seu cirurgião plástico, e depois da profissional que realizará a sua drenagem linfática, deve ser feita com muito cuidado e atenção.

A escolha de um profissional não capacitado e sem a experiência pode causar a formação de fibroses e irregularidades na pele, assim como interferir no tempo de recuperação.

Em geral, por ser um procedimento mais delicado, costuma ser executado por um profissional especializado nesta área.

Como é feito esse procedimento?

A massagem pode ser feita em todo o corpo, mas com uma atenção maior na região da cirurgia.

Como já citamos, este procedimento é diferente da drenagem comum, já que é altamente especializado, e por isso deve ser realizado por um profissional experiente em drenagem linfática pós-operatório.

Isso ocorre, pois, a técnica exige mais atenção e cuidado do profissional, onde este deve saber quais os pontos a serem tocados, e a pressão aplicadas nos movimentos, se mantendo atento para não prejudicar a recuperação do paciente.

As massagens que seguem o trajeto do sistema linfático, por exemplo, devem ser feitas de forma mais suave, lenta e não contínua, ao contrário do que é feita na drenagem convencional.

E quais os benefícios da Drenagem Linfática no Pós-operatório?

Como já citado anteriormente, a drenagem pode trazer uma série de benefícios onde com a realização desta técnica durante esse período, é possível potencializar os efeitos da cirurgia, e até mesmo acelerar a recuperação.

No pós-operatório que observamos os melhores resultados é na cirurgia plástica, onde este tratamento influencia em até 30 % no resultado.

É considerado normal que o organismo passe a reter mais líquidos após a realização de certos procedimentos cirúrgicos.

E por isso esse tratamento é muito indicado, além de auxiliar no combate à retenção de líquidos, com os movimentos circulares e a pressão da massagem aplicada na pele, é possível conseguir:

  • Melhora da circulação
  • Alívio de dores
  • Aceleração da cicatrização
  • Reduzir as fibroses
  • Eliminar hematomas

Ela é indicada para a recuperação de inúmeras cirurgias, mas as mais comuns que se beneficiam dessa técnica é a abdominoplastia e a lipoaspiração.

Isso ocorre, pois, a técnica ativa a circulação celular, movimentando placas que podem estar paradas no abdômen, evitando assim o inchaço e deformidades na região.

Este procedimento também é indicado para quem realizou mamoplastia, devido aos benefícios citados acima.

Deu para entender como é importante procurar um bom profissional para realizar este tratamento em você ou em alguma pessoa próxima que passou por alguma cirurgia, né? Não deixe de fazer tudo direitinho para ter uma boa recuperação e bons resultados.

Além disso, faz tão bem essa massagem, que você irá querer continuar o tratamento com a drenagem tradicional! Tire esse tempinho para se cuidar, é valioso e necessário.

Caso esteja procurando algum lugar de confiança, o Complexo de Beleza Loredane do Carmo te aguarda de braços abertos.

Este post tem 2 comentários

  1. Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Deixe um comentário