fbpx
Entenda o que é frizz e como acabar com ele!

Entenda o que é frizz e como acabar com ele!

Considerado o principal vilão do cabelo feminino, o frizz pode atacar qualquer uma, tenha você cabelo liso, cacheado, ondulado ou crespo, uma hora ou outra você acabará “sofrendo” com este problema.

O pior de tudo, é que ele pode surgir a qualquer momento, até mesmo nos mais inoportunos, acabando com um penteado perfeito, ou num dia em que você precisava estar com os fios alinhados para alguma ocasião importante. Mas, além de ser algo bastante chato, você sabe o que realmente é o frizz?

A maioria das mulheres lutam diariamente contra esses teimosos fios que não param no lugar, mas não sabem qual é de fato a causa, o porquê ele acontece, e os fatores que os favorecem.

Por isso, se você deseja entender mais sofre o frizz, e aprender a lidar e acabar com ele, confira as dicas abaixo:

O que é o frizz?

Antes de mais nada você deve entender qual é o principal causador do frizz, que infelizmente é um fator externo e não podemos controlar, uma vez que é a umidade do ar o principal fator que favorece o aparecimento desses fiozinhos levantados.

Essa umidade é mais intensa em ambientes úmidos, dias chuvosos ou de ameaça de chuva.

Você pode perceber que nesses dias o frizz vem com tudo, se tornando praticamente impossível de controlar. Isso acontece, pois, quando a umidade do ar entra em contato com um cabelo seco ou danificado, uma eletricidade estática surge, fazendo assim com que alguns fios fiquem arrepiados.

Essa estática afeta os fios mais curtos e danificados, já que são mais leves, fazendo com que eles se repelem entre si, assim criando o frizz. Por isso, que muitas vezes o frizz pode ser um alerta de que a saúde do seu cabelo não está em dia, e que ele está necessitado de cuidados.

Mas, fique atenta, já que nem todo cabelo arrepiado é frizz, muitas vezes esses fios levantados podem ser provocados pelo uso excessivo de químicas capilares ou até ser uma consequência natural do volume do seu cabelo.

A arma mais poderosa contra o frizz

A principal arma para acabar com o frizz não é nada complexa, muito pelo contrário, uma boa hidratação já deve dar conta do recado. A hidratação é a melhor solução, pois, como o frizz é uma consequência do contato da umidade do ar com o cabelo ressecado, ao devolver a água perdida dos fios, você evita que isso aconteça.

Assim, quanto mais saudável seu cabelo está, menor a chance do frizz aparecer e lhe incomodar.

Por isso, além de adicionar mais algumas sessões de hidratação ao seu cronograma de cuidados capilares, também aposte em outros tipos de tratamentos, como a umectação e a reconstrução, quando necessárias.

A umectação capilar é muito útil, principalmente para cabelos extremamente secos, já que serve para devolver a hidratação e a “gordura” natural dos fios, e assim torná-los mais saudáveis e brilhantes. Este processo pode ser feito com óleos vegetais como o de coco ou manteigas, como a de karité.

Já a reconstrução deve ser analisada mais a fundo se seu cabelo realmente necessita ou não deste tipo de cuidado, já que tem como finalidade devolver a queratina aos fios. Caso seja feita uma reconstrução em um cabelo que não carece deste tipo de tratamento, pode acontecer o famoso efeito rebote, tornando os fios ainda mais frágeis e quebradiços, por isso necessita prestar atenção.

E quando o frizz aparece? Como controlar?

Mesmo após cuidados frequentes com seu cabelo e um cronograma capilar seguidos à risca, infelizmente o frizz ainda pode aparecer de vez em quando. Por isso, é sempre bom saber lidar com ele quando isso acontece, com alguns truques que podem dar um jeito nos fios arrepiados.

Uma das formas mais práticas e rápidas de lidar com o frizz quando ele aparece é fazendo uso de um leave-in, dica alias que serve para todos os tipos de cabelos, e é perfeito para acabar com esse problema naqueles dias em que seu cabelo parece não querer “colaborar”.

Este tipo de produto, além de ajudar a manter o cabelo no lugar, ainda hidrata os fios e evita que eles voltem a ficar arrepiados ao longo do dia.

Também, se você for adepta, pode-se usar óleos capilares e finalizadores para resolver o problema de forma momentânea. A dica principal é sempre escolher leave-in, óleos, ou finalizadores que ajudam na hidratação do seu cabelo em longo prazo, e claro, que não pesem os seus fios.

Mas, a dica mais importante para lidar com o frizz de uma forma geral, é manter um cronograma capilar certinho, ou seja, segundo ele a risca, e oferecendo assim aos fios tudo o que eles precisam, seja hidratação, nutrição ou reconstrução. Assim, quando seu cabelo entrar em contato com a umidade, não haverá fios danificados para serem levados, e assim, você não sofrerá com o frizz.

Portanto, se o seu problema é frizz, aposte em cronograma capilar focado em hidratação, e assim, elimine de vez esse problema da sua vida, ou torne ele mais difícil de acontecer.

Deixe uma resposta