Qual a diferença entre cabelos cacheados e crespos?

Qual a diferença entre cabelos cacheados e crespos?

Para as pessoas mais leigas, ou que estão entrando agora neste processo de transição capilar, identificar qual é o seu tipo de fio pode não ser uma tarefa tão fácil quando não se entende do assunto.

O que para muitas pessoas parece ser a mesma definição, saiba que cabelos cacheados e crespos são diferentes em muitos aspectos, e identificar qual é o seu tipo é importante e facilita nos momentos de escolher os produtos certos para a sua rotina de cuidados com eles.

Também, o bacana de ter esse tipo de conhecimento é na hora de escolher o melhor corte de cabelo, qual que mais te favorece, de acordo com seu tipo de cacho, formato do rosto, estilo, etc.

Mesmo sendo tão útil, saber diferenciar todos os tipos de cabelos crespos e cacheados ainda gera muitas dúvidas, uma vez que alguns tem texturas semelhantes, mas saiba que não são iguais.

Abaixo explicamos as principais características de cada um, suas diferenças e variações, e como esse conhecimento lhe será útil para atender as necessidades dos seus fios e encontrar produtos e um visual que te favoreça e faça sentir confiante consigo mesma.

Cabelo cacheado

O cabelo cacheado, pode ser definido de forma fácil e prática, aquele cujas mechas formam as famosas “molinhas”, como um formato de s.

Os cachos podem se iniciar desde a raiz ou somente a partir do comprimento e nas pontas, e normalmente são mais fáceis de serem definidos com a ajuda de cremes para pentear.

Eles pode ter vários formatos, bem definidos, bem soltos, dependendo do tipo são volumosos e mais fechados, tudo varia. Sendo assim, este tipo de cabelo é naturalmente mais seco, já que perde a oleosidade natural, que não consegue chegar às pontas.

Tal fato, faz com que o cabelo cacheado necessite de muita hidratação, nutrição e reconstrução, e podem ser classificados em:

·        Tipo 3A: Os cachos não são tão secos, sendo mais abertos e com menos chances de desenvolver frizz, e possui maior facilidade para definir.

·        Tipo 3B: Os cachos são mais fechados, a uma facilidade maior de ocorrência de frizz e umectação com óleos vegetais e o uso da fronha de seda são os melhores aliados para este tipo de cabelo.

·        Tipo 3C: Os fios de modo geral são bem secos que os citados acima, e muito mais fechados, e possuem muito volume.

Cabelo crespo

Os fios crespos costumam ser mais densos e sensíveis ao ressecamento, já que não conseguem reter umidade com facilidade, uma vez que, os cachos são muito fechados e a oleosidade natural não consegue chegar ao comprimento do fio por inteiro.

Este tipo de cabelo possui menos definição nas ondas e, na maioria dos casos, são bem volumosos. Nesses casos vemos muita mulher linda com seu black power, fica lindo para esse tipo de fio.

Mas, ele também sofre com o fator de encolhimento, já que os cachos são muito fechados, pode se ter a impressão de que os fios são mais curtos do que realmente é.

Outra característica que você deve conhecer sobre este tipo de cabelo é que, quanto mais crespo ele for, mais fino o fio será, sendo por isso também, que o crespo quebra com mais facilidade. Eles são classificados em:

·        Tipo 4A: O cabelo crespo do tipo 4A é o mais aberto de todas as classificações deste tipo de cabelo, mas ele também não deixa de ser caracterizado por cachos super apertados. Entretanto, ele absorve umidade com mais facilidade e possui movimento.

·        Tipo 4B: Possui o comprimento bem encolhido, dando uma impressão de um cabelo mais curto, já que os cachos são bem fechados. Como consequência disso, este tipo de cabelo também é mais seco, sendo que a umectação com óleos vegetais é uma grande aliada nos cuidados para com ele.

·        4C: Este é o tipo de cabelo mais volumoso, e não possui uma “definição”, já que os fios tendem a crescer para cima. Também, costuma ser bem mais seco que os demais por ter o comprimento e cachos extremamente encolhido. Mas, mesmo com essas características, é possível mantê-lo lindo e saudável, abusando da nutrição e da hidratação com produtos voltados exclusivamente para este tipo de cabelo.

Como escolher o produto certo para o seu tipo de cabelo

Agora que você já sabe diferenciar cabelos crespos de cabelos cacheados, você precisa aprender a escolher os produtos certos para usar dependendo do seu tipo.

Saiba que usar os produtos corretos para o seu tipo irá te ajudar a ter cachos definidos, com volume na medida certa e brilhosos.

Hoje o mercado de produtos para cabelos cacheados é bem diversificado, fora que você também encontra diversas blogueiras, sites e canais do Youtube que falam exclusivamente desse assunto e podem te ajudar a cuidar dos seus fios da forma correta.

Assim, para acertar na escolha dos seus produtos de cabelo, o ideal é que você priorize o uso de linhas desenvolvidas especialmente para cabelos cacheados ou crespos. Como esses dois tipos de cabelos tendem a serem mais ressecados, os produtos voltados para eles são ultra-hidratantes.

Quanto a finalização, será preciso observar a textura dos fios, antes de escolher o leave-in ideal para aplicar. Cabelos finos, ralos e que possuem cachos mais abertos necessitam de fórmulas mais leves, e que não pesarão os fios ou comprometer sua definição. Já cabelos mais densos e com cachos mais apertados e menores, aposte em cremes de finalização em forma de creme ou gel, que são mais pesados e prolongam a duração da definição criada.

Sabendo diferenciar e identificar o seu tipo de cabelo, você verá que cuidar deles se tornará mais fácil, e você se sentirá muito mais bonita e confiante.

Este post tem 2 comentários

  1. Parabéns pelo post! Continue assim 🙂

  2. Conheci agora o seu blog e já tô amando cada post <3<3<3 Continue sempre assim 🙂

Deixe um comentário