Rotina de cuidados com a pele

Rotina de cuidados com a pele

Ter uma rotina de cuidados com a pele do rosto, que inclua uma limpeza facial completa e uma boa hidratação ajudam a mante-la bonita e saudável.

Para isso, é preciso sempre escolher os produtos de qualidade e corretos para o seu tipo de pele, uma vez que estes podem protege-la de influências externas como o sol, poluição e ações climáticas.

Dar uma atenção especial pra pele do seu rosto é necessário, ajudará a acalma-la se estiver irritada e também a prevenir o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças de pele. Veja abaixo tudo o que você precisa ter em sua rotina de cuidados com a pele.

A rotina de cuidados faciais

Basicamente, os cuidados diários envolvem quatro passos básicos: limpar, tonificar, tratar e proteger

1.      Limpeza: A limpeza completa do rosto é o primeiro passo para esses cuidados com a pele, já que é nela que grande parte da sujeira, suor, oleosidade e maquiagem é removida, preparando a pele para os demais cuidados. Entenda que ela estando limpa, a absorção dos ativos dos produtos dermatológicos é muito melhor.

2.      Tonificar: A tonificação é como um segundo passo da limpeza, já que remove traços da loção que você usou para lavar o rosto, e até mesmo qualquer resquício de sujeira e afins que possa ter ficado na pele, além de refrescar e restaurar o seu pH natural da sua pele.

3.      Tratar: Os produtos para o tratamento da pele em geral são hidratantes e ajudam a recompor a água perdida. Mas, alguns também tratam problemas específicos, como o melasma, por exemplo.

4.      Proteger : Por fim, podemos dizer que a hora de passar o protetor solar é a mais importante, principalmente para os dias em que ficará exposta aos raios UV, que são super nocivos. Eles são os principais causadores do envelhecimento precoce da pele, por isso que a maioria dos cremes diurnos possuem fator de proteção solar.

Mas, não para por aí! Além desses quatro processos que sua rotina de cuidados com a pele deve possuir pela manhã, é preciso realizar alguns passos também pela noite, antes de dormir.

Isso é necessário pois, durante a manhã você precisa de mais proteção, contra poluição e os raios solares. Já a noite, deve incluir cremes hidratantes mais potentes, que irão agir enquanto você dorme.

Por que limpar e tonificar?

Para sua rotina ter resultados eficientes, é preciso que ela comece com limpeza e tonificação. Mas, porque esses dois passos são tão importantes, já que, quem hidratação são os cremes?

Veja abaixo o porquê esses dois passos não podem faltar em sua rotina:

·        Remove a sujeira, suor, oleosidade e maquiagem sem causar danos ou ressecar a pele.

·        Prepara a pele para o restante dos produtos de cuidados faciais. Os ativos dos cremes de cuidados faciais são absorvidos com mais facilidade e eficácia com quando aplicados sob uma pele limpa.

·        A limpeza é principalmente importante para quem possui uma pele acneica, já que ajuda a manter o seu equilíbrio natural da pele e favorece um processo de renovação natural.

Ok, e como fazer isso?

Nessa etapa temos duas ações principais: uma que utiliza um produto específico para a limpeza, e a segunda com o uso de um tonificante. Veja como fazer isso corretamente.

1.          Demaquilante: Antes de tudo, o mais recomendado, caso você esteja com maquiagem no rosto, é fazer o uso de um demaquilante para remover o “grosso”.

2.          Gel de limpeza: Com a pele demaquilada, escolha um gel ou loção de limpeza apropriado para o seu tipo de pele. Para quem possui pele seca, a loção é mais indicada, enquanto quem possui normal, oleosa ou mista, deve preferir pelo uso de gel de limpeza.

3.          Tonificante: A tonificação é como o retoque final na limpeza, removendo quaisquer traço de sujeira que tenha restado em seu rosto, além disso, restaura o pH natural da sua pele. Este deve ser aplicado com o auxílio de um algodão e movimentos suaves por todo o rosto.

Por que ter uma rotina de cuidados especiais com o rosto?

Os produtos que você utiliza em sua rotina diária de cuidados possuem como principal objetivo hidratar e restaurar.

Mas, a hidratação não apenas aumenta o teor água na pele, como também protege e ajuda em uma descamação ordenada, que é o processo de eliminação das células mortas, deixando a pele mais macia e suave.

Também, como já explicamos acima, muitos produtos faciais tratam problemas específicos, como melasma, olheiras, manchas e afins. Mas, nestes casos, é importante lembrar que os produtos devem ser sempre indicados por um dermatologista.

Outras preocupações específicas com a pele, como o envelhecimento, linhas finas de expressão, acne e cravos, podem ser tratados com produtos que contém alguns componentes ativos específicos para estes tratamentos.

Ah, uma dica para quem tem pele oleosa ou mista e tem receio de alguns produtos, como o filtro solar, saiba que existem opções oil free e anti idade, sem desculpas, ein? Bora cuidar desse rostinho!

Independente do que você deseja tratar em sua pele, o importante é manter a rotina de cuidados pela manhã e à noite, pois será ela que garantirá uma pele saudável, que absorverá os produtos e vitaminas que você irá aplicar.

Siga nossas dicas e verá a diferença que elas irão fazer! Conta pra gente o que achou depois.

Deixe um comentário