TEM QUEDA DE CABELO? ENTENDA O PORQUÊ!

TEM QUEDA DE CABELO? ENTENDA O PORQUÊ!

A queda de cabelo, é um dos maus que atinge grande parte da população brasileiro, onde dados da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, mostram que principalmente as mulheres, na faixa dos  35 e 40 anos 25% forem do problema, e o caso se agrava com as mais de 40 anos onde 50% afim sofrer do problema.

São números alarmantes, e que podem ser maiores ainda, já que muitas mulheres só atentam a queda de cabelo, quando esta já está em um grau mais acentuado.

E as causas que levam ao desenvolvimento do problema podem ser as mais variadas, desde estresse, há questões hormonais.

Para te dar uma ajudinha, separamos algumas das principais causas que levam a queda de cabelo, e a solução para esse problema.

Questões hereditárias

Muitas vezes, a causa da sua queda de cabelo, pode ser em decorrência de questões hereditárias, mesmo se você for mulher, e o seu pai sofrer de calvície, por exemplo, sabe que você pode um dia a vir sofrer desde mesmo problema.   

Caso já esteja notando os primeiros sinais da queda de cabelo e sabe que este problema afeta os membros da sua família, o que você deve fazer é procurar a ajuda de um especialista o quanto antes.

Será este especialista que dirá quais remédios orais e loções capilares você deverá tomar para diminuir e até mesmo solucionar a queda de cabelo.

Problemas hormonais

Problemas hormonais sempre vêm acompanhados de queda de cabelo, é quase impossível um não estar relacionado com o outro.        

Isso ocorre pois, quando há uma irregularidade nas nossas glândulas endócrinas, como a tireoide, suprarrenal e a hipófise, os folículos capilares passam a sofrer com a falta de nutrientes.

Mulheres grávidas, ou que estão passando pela menopausa, são uma das principais afetadas pelos problemas hormonais.

Neste caso, o que se deve fazer é buscar um endocrinologista, para normalizar os seus hormônios corporais, e voltar a ter cabelos fortes e saudáveis.

Anemia

É uma doença que também interfere e muito na saúde dos nossos cabelos, já que vem acompanhada de uma diminuição de ferro em nosso organismo.

A falta desse mineral, além da queda de cabelo, causa uma série de problemas, como fraqueza, cansaço, falta de ar, mal-estar e dor de cabeça.

Para resolver a anemia, e consequentemente os problemas relacionados a ela, é preciso focar em uma dieta enriquecida de ferro, composta por carnes vermelha, feijão e vegetais na cor verde-escuro.

Seu estado emocional também interfere

O estresse e a ansiedade, também são fatores que causam a queda de cabelo, já que seu corpo está usando mais energia para funcionar, causando mais impacto no seu organismo.

Isso, além da queda de cabelo, causa uma grande perda de vitaminas e minerais, podendo desencadear outra série de doenças graves.

Altas temperaturas

O uso frequente de secador, chapinha e o banho quente, ainda mais em cabelos frágeis, também pode desencadear a queda.

Isso acontece, pois com a presença do calor, há uma formação de bolhas de ar no interior do fio, o que causa a queda.

A água quente também, retira o sebo natural do couro cabelo, que possui a função de protegê-lo.

Por este motivo, que o mais recomendado é que caso você faça o uso com frequência desses itens, ou de banhos quentes, que você deixe o seu cabelo “descansar”, usando por um tempo seu cabelo ao natural, e lavando ele sempre com água fria ou morna.

Uso de medicamentos     

Há certos medicamentos de uso oral, que podem afetar a saúde capilar, a maioria possui este efeito negativo, são anti-hipertensivos, antibióticos e anabolizantes. O uso de antidepressivos, pode ainda fragilizar e encurtar o tempo de vida do fio de cabelo.

A solução aqui é conversar com o seu médico, onde este além de mexer na dose, pode combinar o uso do seu remédio, como alguma vitamina que possa suprir toda esse estresse que o fio está sendo exposto.

Oleosidade

A oleosidade em excesso no couro cabeludo, além de causar queda, pode facilitar a proliferação de fungos, que causam coceira e descamação do couro cabeludo.

Para quem sofre deste problema, o recomendado é reduzir o intervalo entre as lavagens, e tornar está mais delicada, evitando fricções fortes, e como já citamos acima, evitar também tomar o banho em uma água muito quente.

Também, hoje no mercado, há uma grande variedade de xampus, condicionadores e cremes de tratamentos indicados para este tipo de cabelo.

Uso excessivo de química  

Se você realizar alisamentos, descoloração, coloração e químicas em geral no seu cabelo com frequência, saiba que você está colaborando para a queda de cabelo.

Isso acontece, pois, os produtos usados nessas técnicas, tendem a deixar o fio ficar mais fraco, e com o tempo, até mesmo perder massa capilar.

Por isso que o recomendado é sempre dar um intervalo de tempo entre uma química e outra para deixar o cabelo descansar, e realizar tratamentos como a reconstrução para fortalecer os fios antes de mais química.

Como você pode ver, as causas da queda de cabelo podem ser as mais variadas, sendo por este motivo, que você deve descobrir o que está causando a sua, antes de começar algum tratamento.

A ajuda de um profissional especializado na área pode te ajudar neste diagnóstico, não deixe de procurar um caso note alguma mudança nestes aspectos comentados acima, ele será a pessoa certa para te indicar os produtos necessários de acordo com o seu caso.

Deixe um comentário